terça-feira, 4 de junho de 2013

"2004 - 2013 Kreise schließen sich"

photo © Felix Müller 2013


O Torel já me tinha sido prometido por um fotógrafo português, mas ironicamente quem acabou por mo oferecer foi mesmo um fotógrafo berlinense. Mal estacionámos nos Mártires da Pátria, os olhos acenderam-se-lhe de entusiasmo como há já muito tempo não via acontecer com alguém. O Felix teve a sorte de viver duas curtas semanas em Lisboa algures em 2004, e dessas semanas ficaram-lhe dentro as ruas da Pena, as árvores do Torel, as tascas de Santa Marta, os rostos que cruzam estas ruas, tanto velhos, como novos!, como ele gosta de frisar. Que em Berlim, as idades tendem cada vez mais a não se misturar. Jovens abastados no centro, e idosos segregados para bairros mais desprovidos na periferia. Mas Lisboa não, Lisboa proporciona-lhe não só o encontro das culturas, mas também das idades. Visão curiosa esta que nunca tinha ouvido a ninguém.

Esta história podia ser a história de como ontem, volvidos dez anos desde a minha “aterragem” em Lisboa, ainda me consigo apaixonar por esta cidade. E nada como ser levada pelos olhos de alguém que consegue ser tão ou ainda mais apaixonado por ela do que nós. E a poucas horas do Felix levantar voo rumo a Berlim, lá me fez percorrer com ele as ruas da Pena.

Mas como dizia, esta não é mais uma história do meu amor a esta cidade. Esta é a história de como com 18 anos, o Felix descobriu nos rostos dos lisboetas uma vocação que haveria de lhe mudar o destino, fazendo dele o fotógrafo que é hoje. E foi na senda dessa vocação que numa das suas vindas a Portugal em 2004 acabou por retratar o senhor que veêm na foto. Era no número 99 da Calçada de Santana que invariavelmente acabava por almoçar ou jantar, deduzo que talvez nem tanto pela iguarias servidas, mas mais porque, tal como me admitiu, caiu de amores pelos proprietários. O Sr. António, de bigode simpático, e a D. Ermelinda, que enquanto por lá estivémos, não deixou de sorrir um único instante. E foi assim que tive o prazer de presenciar um momento único, uma espécie de viagem no tempo até 2004, quando o Felix entregou a foto ao Sr. António. Como portador de bigode que se preze, claro que o Sr. António foi pouco efusivo e não exteriorizou tantas emoções quanto as que acredito que sentia. Já o Felix não podia estar mais irrequieto, tal era a satisfação de quase dez anos depois, poder estar de volta para oferecer o retrato em mãos ao seu estimado modelo. A D. Ermelinda, como seria de se prever, esbanjou beijos e abraços, reconhecida pela empreitada que nos tinha levado até ali naquele final de tarde quente de Junho.  E o Sr. António lá fez pose mais uma vez, não para a máquina topo de gama  - que o Felix não levou, mas para o iPhone, e que hoje em dia lá vai cumprindo esta função de registar momentos já com algum aprumo. Dois moscateis fresquinhos em sinal de agradecimento, um último abraço e mais uns quantos beijos, e lá nos despedimos daquelas duas figuras com um até já esperançoso. 

I’m so happy that I could cry now, disse-me ele enquanto subíamos a rua. Não pude deixar de pensar em mim própria. Quando é que estive tão feliz pela última vez que me apetecesse chorar? Bom, afinal nem foi assim há tanto tempo quanto eu imaginava no início desta frase. E não é que tenha ficado à beira das lágrimas, mas ontem tive vários momentos em que me faltaram as palavras, em que quis articular os pensamentos que me atravessavam a mil à hora, e simplesmente não consegui. Desde que pus os olhos no Torel pela primeira vez, até que me despedi do Sr. António e da D.Ermelinda e o Felix me diz que estava capaz de chorar. Em todos esses momentos, pouco ou nada consegui dizer.


E não pude deixar de pensar, se afinal não é na linha dessas ausências de palavras em que às vezes nos encontramos, que se cose a felicidade.


And now for the artist... I hope my words don't get lost in translation... Here it goes.

Torel had already been promised to me by a Portuguese photographer, but ironically who ended up offering it to me was a Berliner photographer. We barely parked the car at Mártires da Pátria, and his eyes immediately enlightened such was the enthusiasm, in a way that I’ve seen in anyone for a long time now. Felix was just lucky enough to live for two weeks in Lisbon some when back in 2004, and from those times, he kept inside the Pena’s streets, the Torel’s trees, the taverns in Santa Marta, the faces that cross these streets, booth old and new!, as he likes to stress. That in Berlin, the ages don’t tend to blend anymore. Young and rich folks take over the city center, as the older people are segregated to poor neighborhoods   in the outskirts. But not in Lisbon, no; Lisbon provides him both the cultural and the age encounter. A curious sight that I hadn’t heard to anyone before.

This story could be the story of how yesterday, ten years after “landing” in Lisbon, I can still fall in love time and time again. And it’s even better if you’re taken by someone else’s eyes, someone who can be as much or even more in love whit the city then you already are. And with a flight back to Berlin only a few hours away, Felix made me walk Pena’s streets with him.
But has I was saying this is not another story on how much I love this city. This is the story of how with only 18 years old, Felix discovered in Lisbon’s faces a calling that would change his future, and turn him into the photographer he is nowadays. And it was somewhere along him searching this vocation that he ended up taking this man’s picture, back in 2004 in one of his trips to Portugal. It was on the Calçada de Santana, 99 that he usually ended up having lunch or dinner, I imagine no so much about the food, but maybe because, as he just admitted to me, because he had fall in love with the owners. Mr. António, with the nicest moustache, and Mrs. Ermelinda, the one that while we were there, didn’t stopped smiling for a single second. And that was how I ended up living an unique moment, a sort of a travel back in time until 2004, when Felix delivered Mr. Antonio the photo. As a proud moustache owner, Mr. Antonio wasn’t that much effusive, and didn’t put out as many emotions has I am sure he had inside. Now Felix, he just couldn’t stand, has he was so thrilled of finally being able, almost ten years later, to deliver to his cherished model, the picture he had taken. Mrs. Ermelinda, as expected, spread many hugs and kisses, clearly recognizing the journey that had lead us there on that unique and warm afternoon in June.  Once again, Antonio made his pose, not to the top gear camera – that Felix wasn’t carrying, but to the iPhone, which can perfectly perform it nowadays. Two fresh Moscatel as a sign of gratitude, one last hug and a few more kisses, and we said goodbye to those two unique figures with one hopeful see you soon.

I’m so happy that I could cry now, he told me as we walked up the street. I could help thinking about myself. When was I this happy that I could cry for the last time? Well, after all it wasn’t that long ago as I first thought at the beginning of this sentence. And it’s not as I was about to burst into tears, but there were several moments yesterday on which I had no words, I wanted to express the thoughts that crossed my mind flying, and I just couldn’t do it. Since I laid eyes for the first time in Torel, until the moment I said goodbye to António and Ermelinda, and Felix tells me that he could cry. In all of those moments, there was little I could say.


And I couldn’t help wondering, isn’t happiness about those absence of words that we experience so many times?

Sem comentários:

Enviar um comentário